Mãos que sentem, fazem e transformam.

"Tudo o que é feito com o mão, com atenção, cuidado, carinho e criatividade, ganha uma qualidade especial que agrada aos olhos e regala a vida, tanto de quem produz quanto de quem desfruta."


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pátina I - Acabamento Fino (antes e depois)


Cadeira de Balanço
A cadeira é de balanço e tem o acabamento em madeira marfim.O estado geral da cadeira é ótimo e com bom estofamento. Foi necessário somente adequar a cor da madeira com o ambiente onde predominavam as cores, bege, marrom e marfim.

Cadeira de Balanço sem estofamento
Foi retirado o estofamento de couro com encosto em velcro para facilitar o lixamento. A madeira ficou toda a mostra o que facilitou a retirada da seladora. Com uma lixa não muito grossa foi removido por completo todo o brilho. Em seguida, a cadeira foi limpa com pano úmido.

Cadeira de Balanço (Ampliação)
Cadeira de Balanço - Pintura de Fundo
A pintura de fundo pode variar de 3 a 5 demãos de tinta. No caso o marfim, necessitou de 3 demãos por ser uma madeira clara. O mais importante é pintar a pincel com a trincha de tamanho adequado, não ter pressa, puxar bem a tinta no sentido dos veios da madeira e deixar secar bem de uma demão para outra.  É bom lembrar que a sua prática vai definir o ritmo do trabalho e a necessidade de cuidados extras com colocar fita crepe no tecido ou outra forma de proteção para não sujar o tecido. Nesta cadeira eu não removi o acento e nem os velcros, não valeria a pena e poderia danificar o tecido.

Cadeiras de Balanço - Pintura de Fundo ao Acabamento
A pintura de fundo requer um lixamento com lixa muito fina entre as demãos. A peça precisa estar bem lisinha ao toque, sem imperfeiçoes, batidas de pinceis e tinta parada. Caso contrário o trabalho revelará alguns defeitos visíveis aos olhos. O acabamento é o processo final, onde todo o seu trabalho será revelado na cor escolhida e tipo de acabamento. A pátina fina requer um acabamento delicado, sem riscos forte, marcados em dois tons fortes e visualmente contratantes. É preciso olhar com atenção, pois o contraste é sutil, é brilhante, harmonioso, sem intenção de ser a peça principal do ambiente, ela chama a tenção dando um toque todo especial. 

Cadeiras de Balanço Finalizadas


Cadeira de Balanço (Ampliação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário